sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sobre Vegetarianismo


Na revista nº 16 do segundo semestre de 2008 - SINAIS DE FIGUEIRA - da Editora Irdin (http://www.irdin.org.br/) na sua página 06, está a compilação de reflexões e expressões sobre vegetarianismo, que transcrevo a seguir para os leitores deste meu humilde blog:
"Ser vegetariano é discordar, discordar do curso que as coisas tomam hoje. Fome, crueldade, desperdício, guerras -- precisamos nos posicionar contra essas coisas. O vegetarianismo é minha forma de posicionar." (Isaac Bashevis Singer)
"Comer carne é sobreviência da maior brutalidade; a mudança para o vegetarianismo é a primeira conseqüência natural da iluminação." (Leon Tolstoy)
"Sinto que o progresso espiritual requer, em determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação dos desejos corpóreos." (Gandhi)
"A carne é o alimento de certos animais. Todavia, não de todos, pois os cavalos, os bois e os elefantes se alimentam de ervas. Só os que têm índole bravia e feroz, os tigres, os leões etc., podem saciar-se em sangue. Que horror é engordar um corpo com outro corpo, viver da morte dos seres vivos." (Pitágoras)
"A estrutura do homem, externa e internamente, comparada com a de outros animais, mostra-nos que as frutas e os vegetais suculentos constituem sua alimentação natural". (Lineu)
"O destino dos animais tem muito mais importância para mim do que o medo de parecer ridículo: está indissoluvelmente ligado ao destino do homem." (Emile Zola)
"Os vegetais constituem alimentação suficiente para o estômago e, no entanto, recheamo-lo de vidas valiosas." (Sêneca)
"Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. A crueldade que os animais sofrem nas mãos dos homens está além da nossa compreensão. Por favor, ajude a parar com essa loucura." ( Richard Gere)
"Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto massacrarem os animais, os homens se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor." (Pitágoras)
"Pudésseis viver do perfume da terra e, como uma planta, nutrir-vos de luz." (Khalil Gibran)
"Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se nutrissem de alimentos sem derrame de sangue. Os dourados grãos, os reluzentes frutos e as saborosas ervas que nascem para todos bastariam para alimentar e dar fartura ao mundo." (Gautama Buda)
Imagem: a imagem que ilustra esta postagem é a de uma groselha madura de meu cultivo aqui em casa. A foto é de minha filha Nuraciara.

Nenhum comentário: