segunda-feira, 13 de junho de 2011

Protestos no dia mundial do meio ambiente - 05 de junho

Ativistas pelos Direitos Animais em conjunto com outros movimentos sociais reúnem 2 mil pessoas em protesto em São Paulo


Mais de 2 mil pessoas se reuniram na cidade de São Paulo nesse 05 de junho de 2011, Dia Mundial do Meio Ambiente, para protestar contra a aprovação do Novo Código Florestal e a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A manifestação foi convocada por iniciativa dos ativistas pelos direitos animais Lilian Garrafa e Paulo Fradinho, um dos diretores da ONG VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade, principal expressão do movimento pelos direitos animais em São Paulo e uma das mais expressivas no Brasil.
 
O protesto teve 4 horas de duração com início às 14 horas em frente ao MASP. Após a concentração no local, os manifestantes percorreram quatro quilômetros partindo da Avenida Paulista, seguindo pela Avenida Consolação e cortando o centro da cidade de São Paulo até chegar ao Largo do Arouche às 18 horas. Durante o trajeto, e contando com o apoio da Polícia Militar, as avenidas tiveram ocupadas três ou quatro das suas faixas e as ruas foram totalmente ocupadas nos trechos que passaram pelo centro da cidade.
 
O protesto teve a presença de manifestantes de diversos movimentos sociais, entre eles os movimentos ambientalista, indígena, estudantil e pelos direitos animais, que durante todo o protesto tiveram a liberdade de tomar decisões em relação ao ato e expressar a sua indignação da forma que escolheram. Segundo Paulo Fradinho, diretor do VEDDAS e um dos facilitadores do protesto, “o protesto alcançou o objetivo de sensibilizar um grande número de pessoas para questões urgentes como a controversa e desastrosa aprovação do Novo Código Florestal e a construção do nefasto complexo (usina) de Belo Monte”. Paulo chama atenção para o fato de que “ambos os projetos, além de devastarem áreas extensas de matas e florestas, desmantelarão comunidades indígenas e ribeirinhas, provocarão uma perda incalculável de biodiversidade , sentenciarão à morte centenas de espécies animais nas regiões afetadas.


O protesto “ATIVISTAS PELOS DIREITOS ANIMAIS contra Novo Código Florestal e a Usina de Belo Monte” terá continuidade. A nova data será dia 19 de junho de 2011, às 14 horas, com concentração em frente ao MASP (Avenida Paulista, São Paulo, SP). A expectativa é reunir, em uma única voz, mais de 5 mil pessoas nesse segundo protesto e ainda mais nas datas que seguirão, enviando ao Senado e à Presidência o recado de que o povo brasileiro não está satisfeito com as decisões que estão sendo tomadas em desfavor do meio ambiente, das populações indígenas e das centenas de milhares de espécies animais que serão afetadas com as decisões que estão tomadas pelos nossos legisladores.
 
Fonte: VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade
http://veddas.org.br/

Nenhum comentário: