domingo, 25 de setembro de 2011

8ª Exposição de Orquídeas, Cactos e Bromélias acontecendo

A Associação de Cactos, Orquídeas e Bromélias de Santiago – ACOBS, completou onze anos de atividades em 17 de junho de 2000.

Foi idealizada pelo Dr. Arlindo Luiz Disconzi, que foi seu primeiro presidente, com a Professora Ayda Bochi Brum como vice e Eva Maria Corrêa como secretária.

No biênio 2011-2012, presidem a ACOBS, o agrônomo Anderson Ferreira Nummer, presidente, Sérgio Gonçalves, vice, Rosa Uberti, secretária e Carlos Gilberto Ferreira, tesoureiro.

A ACOBS tem como objetivos reunir cultivadores, realizar pesquisas de campo, compartilhar experiências de plantio, divulgar, orientar e incentivar pessoas da comunidade no cultivo destas plantas.

A ACOBS cresceu e se consolidou como uma associação forte, sempre buscando cultuar o hábito de ter plantas em nossas casas e em nossa cidade, colaborando desta forma com a preservação de espécies endêmicas do município e com a preservação do meio ambiente.

Mensalmente no último sábado de cada mês, os membros da ACOBS se reúnem às 09 horas no Centro Cultural, ocasião em que são discutidos assuntos administrativos relativos à Associação, técnicas de cultivo, controle fitossanitário e realização de uma mostra das plantas floridas na ocasião.

Palestras, cursos de cultivo de cactos, orquídeas e bromélias, pesquisas de campo, exposições, plantio de orquídeas nas árvores das praças Moises Viana, Franklin Frota e no Parque Zampereti, foram algumas das ações realizadas pela ACOBS nestes onze anos de existência.

A ACOBS é filiada a Federação Gaúcha de Orquidófilos e participa com frequência de exposições em diversas cidades do RS, sempre buscando adquirir novas plantas e aprender sobre novas espécies.

O Dr. Arlindo Luiz Disconzi ganhou o prêmio de Orquidófilo do Ano em 2008 por sua iniciativa de criação da associação.

O agrônomo Anderson Ferreira Nummer é capacitado a avaliar dentro de acordo com critérios técnicos, a qualidade das flores das orquidáceas e já atuou como juiz, no julgamento das plantas expostas, em diversas exposições no Estado.

Dentro das atividades desenvolvidas pela ACOBS no corrente ano, está a 8ª Exposição de Orquídeas, Cactos e Bromélias que ora acontece no Shopping Ilha Bella.

Nesta ocasião estarão sendo expostas e premiadas as plantas dos integrantes da ACOBS, dos demais orquidófilos do município bem como das Entidades Orquidófilas dos outros municípios participantes da exposição, sendo que ressaltamos a presença neste evento, dos orquidófilos de Santa Maria, Ijui, Jaguari, Nova Esperança do Sul e São Paulo das Missões.

A presente exposição é aberta à comunidade santiaguense e aos municípios vizinhos, os quais foram convidados a participar deste evento.

O sucesso deste evento se deve ao trabalho árduo dos integrantes da ACOBS, ao apoio da Prefeitura Municipal de Santiago, Terra dos Poetas e Cidade Educadora cujo objetivo permanente é o de aprender, trocar, partilhar e enriquecer a vida dos seus habitantes. E dentro deste contexto de Cidade Educadora, o cultivo de orquídeas, cactos ou bromélias, é um hábito muito saudável, agindo em nossas vidas como uma verdadeira terapia e desenvolvendo a nossa cultura, pois a medida que vamos evoluindo no cultivo, cada vez mais buscamos informações sobre nossas plantas e criamos novas interações entre pessoas de todas as idades e classes sociais, que certamente perdurarão ao longo da vida de cada um dos envolvidos.


Ainda contamos com o apoio dos patrocinadores abaixo nominados:

- Farmácia Drogacentro

- Posto do Batista

- Gavioli Casa e Construção

- Rádio Central FM 87.9

- Rádio Santiago AM 1230 KHz

- NOVA PAUTA. COM

- Jornal Expresso Ilustrado

- Jornal A Folha

- Raggin Relojoaria e ótica

- ótica Bella

- Destaque automóveis

- Mecânica Manzoni

- Shopping Ilha Bella

- Dr. Heron Schutz Teixeira – Médico

- Dr. Luis Carlos Tusi Izolan – Médico

- Cleri Freitas Fernandes

- Homeo e Fito – Farmácia de manipulação

- Também tivemos colaboradores que preferiram ficar anônimos.



A todos o nosso muito obrigado !

 
As presenças do Prefeito Júlio Ruivo, da Secretária Municipal de Educação Denise Cardoso Flório, da Profa. Enadir Obregon Vielmo, presidente do Centro Cultural de Santiago, do Coordenador de Cultura Rodrigo Neres, da equipe do Smequinho, dos orquidófilos de Ijuí, São Paulo das Missões, Santa Maria, Nova Esperança do Sul e Jaguari, dos integrantes da ACOBS e de toda a comunidade estão fazendo o sucesso desta exposição.

Nenhum comentário: