sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Apenas um dia para a árvore

Apenas um dia para a árvore, quando deveriam ser todos, pois a árvore é fator de vida no nosso planeta. Ainda mais que chegamos a um dos maiores índices de desmatamento.
Através do processo de fotossíntese, as árvores, em presença da luz, absorvem o gás carbônico e expelem o oxigênio.
Estudos mostram que uma árvore de porte médio num pátio normal, de 12x30m, funciona como se fosse um aparelho de ar condicionado de 15.000 BTUs, funcionando as 24 h do dia, pois além de absorver o calor, desprende gotículas de orvalho que equilibra a umidade relativa do ar.
As árvores nas matas ciliares ajudam a manter ativas as nascentes e evitam o desmoronamento das ribanceiras. A espécie chamada unha de gato é uma das que mais protegem as nascentes e arredores de rios e sangas.
As árvores brasileiras em sua maioria possuem raízes verticais, sendo que mesmo plantadas nas cidades, não atrapalham encanamentos e construções.
Árvores exóticas como eucalipto, pinus, etc, consomem grande quantidade de nossa água potável e dão a ilusão de preservação, pois fornecem madeira mais rápido. No entanto causam desiquilíbrio ao nosso meio ambiente, pois nossos animais silvestres não habitam um bosque de pinus ou eucaliptos, nem o gado vai para baixo dessas árvores, nem na pior tempestade.
É hora de repensarmos nossas atitudes em relação às árvores, pois sua existência está diretamente relacionada à manutenção da vida como agora a temos em nosso planeta.

Nenhum comentário: